Queixas

Breve descrição

O serviço Direito propõe-se ajudá-lo sempre que tiver necessidade de apresentar uma reclamação extrajudicial contra algum fornecedor de bens ou prestador de serviços. Quando um consumidor ou utente se sente lesado, ele tende a exprimir-se em modos inadequados por não conseguir manter o distanciamento desejável em relação à situação que o aflige. A opinião de um terceiro, alheio à causa, poderá constituir uma preciosa ajuda. Nesta secção encontrará exemplos¹ de queixas diversas.

Como funciona

O cliente poderá solicitar este serviço enviando um e-mail para o endereço geral@escreverdireito.com com o seu pedido, no qual deverá indicar quaisquer factores susceptíveis de influenciar o valor do orçamento, designadamente, o tipo de pretensão, a urgência e a data de entrega.

Modalidades

Queixa contra linha de apoio a clientes

«Assunto: Incompetência
Venho por este meio apresentar uma reclamação referente ao atendimento 16200, pois peço informação variada e não me sabem dar resposta, pois sempre passam a chamada para outra pessoa e eu fico na mesma, isto e vergonhoso não saber dar informação correcta, já algum tempo que estou a pedir factura detalhada nível 3 DUAS ULTIMAS FACTURAS, e sempre me dizem coisas diferentes, e de lamentar esta situação e vergonhosa, só sabem dizer que passe por uma loja P..., eu respondo, vou de avião porque de outra maneira não posso, não brinquem comigo, e façam aquilo que agente lhes pede, não me digam para mandar fotocopia de isto ou de outra coisa porque já o fiz, e não tive qualquer resultado, ponham pessoas competentes á frente do 16200 e não incompetentes, que eu já estou farto de todo isto, se não quiserem atender a minha reclamação, façam como quiserem, que pouca vergonha, fazer pouco das pessoas com necessidades especiais, eu até gostava que estivessem na minha situação para ver como lidavam com estes problemas, mas talvez um dia! Não digam de esta água não vbeberei!! Porque serão os primeiros a beber.»

Alguns aspectos a corrigir:

  • Deficiente indicação do assunto - o campo destinado ao assunto não resume o tema da comunicação da forma mais adequada;
  • Ausência de formalismo - a reclamação não se encontra redigida em linguagem formal;
  • Presença de gralhas - "agente", "de isto" e "vbeberei";
  • Erros ortográficos - "fotocópia" tem acento agudo; "à" leva acento grave;
  • Erros gramaticais - mau uso da vírgula em várias ocasiões; a extensão das frases dificulta a leitura e a compreensão da mensagem.

Reclamação contra rede social

«ABSURDO...É O MÍNIMO QUE POSSO DIZER SOBRE RECEBER UMA MENSAGEM DIZENDO QUE MINHA CONTA FOI SUSPENSA! VCS DEVERIAM TER O BOM SENSO DE VERIFICAR SE A PÁGINA DO DENUNCIADO, APRESENTA REALMENTE CONTEÚDO IMPRÓPRIO. SOU UMA MÃE DE FAMÍLIA, TENHOS FILHOS, JAMAIS POSTARIA NADA IMPRÓPRIO PARA NINGUÉM!!!
GOSTARIA QUE MINHA PÁGINA FOSSE REABILITADA, COM A MÁXIMA URGÊNCIA. QUERO A MESMA PÁGINA DE VOLTA!!!!!!!!!!!!!!!
ESSA ATITUDE É RIDÍCULA!!!!»


Alguns aspectos a corrigir:

  • Tom excessivamente exaltado - a utilização de caps lock e de muitos pontos de exclamação seguidos indica que a pessoa está a gritar;
  • Uso de linguagem agressiva - para fazer valer um ponto de vista não é necessário recorrer a palavras como "absurdo" ou "atitude ridícula";
  • Descrição imprecisa do problema - no meio de tanta exaltação, a reclamante esqueceu-se do mais importante, isto é, de fornecer o maior número possível de detalhes acerca da situação;
  • Má pontuação - a frase "se a página do denunciado, apresenta realmente conteúdo impróprio" tem uma vírgula a mais.
↻ Voltar ao início

¹ Os exemplos aqui retratados são fictícios, ou meras simulações, e não correspondem a serviços efectivamente realizados, porquanto, em relação a estes últimos, mantemos total confidencialidade. A fonte e a autoria dos textos originais, apesar de serem públicas e facilmente identificáveis em muitos casos, por norma, não serão reveladas.

Procura um advogado?